Pular para o conteúdo principal

Projeto Leia Mais - Dados Coletados

Hosje gostaria de falar sobre os dados que coletei para esse texto. São tristes. Vou colocar os dados aleatoriamente como coletei:

  • Minas Gerais é o estado com maior número de bibliotecas públicas (793), mas só 89,57% dos municípios possuem bibliotecas;
  • De 2005 à 2006 o crescimento de bibliotecas públicas foi de 4,22% (2005 - 733 bibliotecas e em 2006 - 764 bibliotecas);
  • Apenas 8,68% dos municipios de MG realizam feiras de livros (Rio Grande do Sul - 52,22%);
  • E apenas 17,35% dos municipios de MG realizam concursos de literatura (Rio de Janeiro - 31,52%);
  • 1,76% dos municípios de MG realizam concurso de cordel (Ceará 20,11%) ficando em 16º em um ranking de 26 estados;
  • 20,52% dos municípios de MG tem livraria, com esses números o estado fica em 17º em um ranking de 26;
  • evolução da livrarias em MG: 2005 - 155 e em 2006 - 175 um crescimento de 12,9%
Esses dados são da Funart do ano de 2009 Cultura em Números.

A população de Sete Lagoas é de 225 mil habitantes, mas se incluirmos os municipios da microregião, que é o que normalemnte as pessoas fazem por aqui, somos um pouco mais de 500 mil. Por que estou tocando nesse assunto? Porque no Brasil, esse é o número registrado pelo PNDA/2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio) de criança de 10 aos 14 anos analfabetos, esse é um dos dados mais triste.

Agora vou colocar algumas citações que colhi durante minha pesquisa.

"As esolas se esquecem que, ao ensinar a observar uma obra de arte, analisar o cantexto em que foi feita, sua técnica, comparação com outros artistas, etc., elas estão estimulando o raciocínio, capacidade de observação e análise" (Blog Cultura e Mercado - Fragmento do texto de Beatriz Reingenheim - Museus e Educação).
"Sabemos que a leitura é uma ferramenta fundamental para a educação e sobretuto, um instrumento de informação social e de construção de cidadania" (Apresentação do Instituto Pró Livro)
"A necessidade de leitura, que é exigida das sociedades modernas, permite a realização de atividades básicas, como pegar ônibus, a prática da leitura é importante instrumento para o exercício da cidadania e para a participação social" (Rosane Magaly Martins - 19/10/2008)
"Sabemos que o jovem se percebe como criador e como um ser em constante processo de transformação física e psicológica. Por isso a sua enorme capacidade para descobrir novos caminhos e para reelaborar as relações e os valores humanos. É nesta etapa da vida que a sua identidade e sua inserção social se materializam (...) Novos tempos pedem novas formas de aboradagem da preparação do jovem para o futuro." (Blog Cultura e Mercado - Fragmento do texto de Erlon José Paschoal - O Jovem como Criador)

Comentários