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Projeto Leia Mais - mais introdução

Bem, vou explicar primeiramente porque essas 3 últimas postagens.

Criei um blog pelo spaces live do MSN para divulgar meu trabalho, mas porque achei que esse aqui estava muito pessoal, e criei em outra "plataforma" porque a conta do gamil é toda unificada e não queria incluir mais um blog aqui.

Bem, mas agora decidi colocar os posts aqui, e lá irei colocar o link direcionando para esse blog, pois lá está totalmente ligado às minhas redes sociais.

Agora vamos ao que interessa! O projeto Leia Mais.

Começamos elaborando o objetivo geral, os objetivos específicos, diagnóstico, justificativa, metas, atividades e recursos. Em um dos posts abaixo coloquei uma prévia do que seria o objetivo geral, mas com tantas críticas do tutor, preferi alterar, colocarei aqui como que meu trabalho está ficando e vou postando conforme for melhorando!

Abaixo "colarei" (ctrl+V) o que escrevi até agora. Apesar de não ser grandes coisas e ter que melhorar bastante. Espero dicas de todos!

Projeto Leia Mais

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver um ambiente rico em experiências diversificadas com a leitura e o debate, integrando-os com o audiovisual, teatro, música, escrita, pesquisa, artes visuais e plásticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fomentar o gosto pela leitura;
  • Valorizar e enriquecer a cultura;
  • Auxiliar o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania;
  • Criar um espaço permanente dentro das escolas para dar continuidade ao projeto, especialmente dentro das bibliotecas;
  • Contribuir com a lei 1.244/2010 sancionada em 25 de maio de 2010 que estabelece que todas as escolas são obrigadas a ter bibliotecas até 2020 com no mínimo de 1 (um) título por aluno.

PÚBLICO ALVO

  • Infanto-juvenil;
  • De 10 a 14 anos de idade;
  • Freqüentando regularmente escolas municipais de Sete Lagoas (4º ao 8º ano);

DIAGNÓSTICO


É fato que o hábito de leitura no Brasil não é nada satisfatório. Isso é o que demonstra a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” encomendada pelo Instituto Pró Livro e realizada pelo IBOPE Inteligência. A pesquisa demonstra que 45% da população brasileira não têm o hábito de ler. A média nacional entre a população acima de 5 anos ficou em 4,7 livros por ano, mas a maior parte são destinados a obrigatórios que as escolas elegem, ficando apenas 1,3 livros lidos espontaneamente por ano. Se fizer uma comparação com outros países podemos afirmar, sem deixar dúvidas, que essa média não está perto de ser uma média interessante para o Brasil e para os cidadãos, em França, por exemplo, cada pessoa lê, em média, 25 livros por ano.

Isso nos traz conseqüências que são difíceis de serem resolvidas no futuro, como crianças com nível sociocultural empobrecido, tornando-se assim adultos com pouca qualificação e pouca perspectiva de vida.

JUSTIFICATIVA

É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos para terem vozes ativas na sociedade, buscando um melhor aprendizado sócio-cultural. E é de extrema importância que seja desenvolvido um projeto para que as crianças se sintam à vontade com a literatura, pois hoje em dia elas são obrigadas a “engolir” textos para andamento do conteúdo programático das escolas que freqüentam, fazendo com que não tenham nenhum prazer na leitura. Esse projeto foi pensado a fim de que as crianças tomem gosto pela leitura, tornando-se cada vez mais ativos na sociedade onde vivem, social e culturalmente. Podemos também dizer que foi pensado pela necessidade de uma boa formação de leitores sendo necessário que as crianças estejam envolvidas e estimuladas por todas as partes para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.

ATIVIDADES

  • Buscar parceiros para atuarem como monitores das crianças no projeto;
  • Fazer um levantamento dos dados das escolas que fazem parte do público alvo, como números de alunos, se tem ou não biblioteca, interessados de participar do projeto;
  • Fazer inscrição de todos os interessados;
  • Distribuir as escolas para cada monitor ficar responsável;
  • Fazer um acervo de textos a serem utilizados na roda de leitura;
  • Definir um espaço dentro das escolas com o formato de “Pontos de Leitura” do Plano Nacional do Livro e Leitura;
  • Criar rodas de leituras dentro das escolas;
  • Fazer um plano de revitalização para as bibliotecas necessárias;
  • Fazer um plano de construção para as escolas com necessidades de bibliotecas;



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