Abaixo a atividade 03 do módulo 02. Foi proposto que se pesquisasse alguns projetos dentro da mesma área dos nossos. Enjoy!
O “Projeto Leia Mais” tem a intenção de fazer com que os participantes sintam o gosto pela leitura, misturando diversas formas de cultura e arte para que isso aconteça, dentro das bibliotecas das escolas com rodas de leitura, cultura e arte. Assim buscou-se algumas referencias de projetos já em andamento para uma melhor elaboração das etapas. É importante ressaltar também, que foi pensando para que os participantes se sintam parte integrante da sociedade tornando-se ativos e melhorando o meio em que vivem.
As referências utilizadas foram estudadas a fim de conseguir uma base mais sólida na hora de montar o esqueleto do projeto, são elas:
PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA (PNLL)
MINISTÉRIO DA CULTURA (MINC) E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)
http://www.pnll.gov.br
O PNLL é uma política pública que tem como uma das vertentes principais “desenvolver o Brasil como sociedade leitora”.
O Plano Nacional de Livro e Leitura foi elaborado pensando que a leitura é um ótimo estimulo para o raciocínio e para a capacidade de discernimento, acreditando também que a leitura é a melhor forma para a compreensão e promoção da diversidade cultural. Para eles a leitura e a escrita constituem elementos fundamentais para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Já as bibliotecas não são um mero depósito de livros, mas assume a dimensão de um dinâmico pólo difusor de informação e cultura, centro de educação continuada, núcleo de lazer e entretenimento, estimulando a criação e a fruição dos mais diversificados bens artístico-culturais.
Por trabalhar com essas vertentes e com princípios como cidadania, diversidade cultural e biblioteca enquanto dínamo cultural é que o PNLL é uma das principais referências para a construção do “Projeto Leia Mais”. Abaixo os eixos de trabalho do programa.
· Democratização do acesso
o 1.1 Implantação de novas bibliotecas;
o 1.2 Fortalecimento da rede atual de bibliotecas;
o 1.3 Conquista de novos espaços de leitura;
o 1.4 Distribuição de livros gratuitos;
o 1.5 Melhoria de acesso ao livro e outras formas de expressão de leitura;
o 1.6 Incorporação e uso de tecnologia de informação e comunicação
· Fomento à leitura e à formação de mediadores
o 2.1 Formação de mediadores de leitura;
o 2.2 Projetos sociais de leitura;
o 2.3 Estudo e fomento à pesquisa na área do livro e da leitura;
o 2.4 Sistema de informação nas áreas de bibliotecas, da bibliografia e do mercado editorial;
o 2.5 Prêmios e reconhecimentos às ações de incentivo e fomento às prática sociais de leitura.
· Valorização do livro e comunicação
o 3.1 Ações para criar consciência sobre o valor social do livro e da leitura;
o 3.2 Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em política de Estado;
o 3.3 Publicações impressas e outras mídias dedicadas à valorização do livro e da leitura.
· Desenvolvimento da Economia do Livro
o 4.1 Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro;
o 4.2 Fomento a distribuição, fomento e consumo de bens de leitura;
o 4.3 Apoio à cadeia criativa do livro;
o 4.4 Maior presença no exterior da produção nacional literária cientifica e cultural editada.
“O objetivo central da Política de Estado aqui delineada é o de assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis na época contemporânea para que o ser humano possa desenvolver plenamente suas capacidades, seja no nível individual, seja no âmbito coletivo. Há a convicção de que somente assim é possível que, na sociedade da informação e do conhecimento, ele exerça de maneira integral seus direitos, participe efetivamente dessa sociedade, melhore seu nível educativo (em amplo sentido), fortaleça os valores democráticos, seja criativo, conheça os valores e modos de pensar de outras pessoas e culturas e tenha acesso às formas mais verticais do conhecimento e à herança cultural da humanidade.” (PNLL)
Os tudo o que foi citado acima é o que constitui os pontos fortes quanto referencia para o “Projeto Leia Mais”, assim sendo a base para a criação do mesmo. Levando em consideração que o “Projeto Leia Mais” deseja realizar mudanças na vida dos participantes.
INSTITUTO PRÓ LIVRO (IPL)
EMPRESAS DO RAMO DE LIVRO E LEITURA
http://www.prolivro.org.br
O IPL é um instituto que estimula a criação de projetos dentro da área de livro e leitura e prioriza os que têm como público crianças e jovens, para auxiliar na educação e hábitos de leitura. O instituto acredita que as conseqüências do Brasil não ser um país de leitores são muito maior do que apenas baixos índices nos indicadores da educação, mas também explica o grave quadro social e econômico do país, atrasando o seu desenvolvimento.
Eles estão totalmente engajados e apóiam que a sociedade se envolva para articular mobilizações e preparar escolas e bibliotecas na promoção, cultivo e interesse da leitura. Entendem também que necessário o resgate do valor do livro e da leitura no imaginário popular, estimulando à leitura, produção de texto e acesso aos livros.
“O domínio da leitura no mundo contemporâneo é essencial para o exercício da cidadania, para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação cultural, no acesso à informação e ao conhecimento, na expressão e no juízo crítico, entre outros domínios, é uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem realizar-se como pessoa, como cidadão e como profissional na sociedade contemporânea (...) O objetivo principal é, portanto, o de propiciar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base no consenso de que competência leitora é recurso indispensáveis na sociedade contemporânea para o desenvolvimento pessoal e a inclusão social. Somente dominando essa habilidade será possível exercer de forma integral sua cidadania, sua criatividade e conhecer os valores e modos de pensar de outras pessoas e culturas e ter acesso ao conhecimento, à herança cultural da humanidade, e conseguir uma posição digna no mercado de trabalho, na sociedade da informação e do conhecimento. É condição para melhorar os indicadores da educação e de desenvolvimento humano do país”. (IPL)
Sendo assim, o Instituto Pro Livro é outra importante referência para a criação do “Projeto Leia Mais”, seguindo objetivos e valores que são os que o projeto também acredita.
LEITURA DINÂMICA
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES SILQUEIRA (MATO GROSSO)
http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=1596
Projeto idealizado na E.M. José Rodrigues Silqueira, em Mato Grosso. Alguns professores e auxiliares se caracterizam de acordo com a história que será contada na semana e levam de sala em sala o carrinho de supermercado decorado e com materiais e diversos periódicos para apoio à encenação. Após a encenação os professores incentivam as crianças a criarem desenhos como quiserem relacionados com as histórias contadas, estimulando assim a criação de outras histórias.
É uma iniciativa que foi pesquisada para essa atividade, mas que trouxe outra visão para elaboração do “Projeto Leia Mais”, pois no projeto já era pensado a elaboração de conteúdo pelos participantes, mas não de acordo com a história ouvida na roda. Com essa iniciativa os participantes poderão se interessar mais pela história que está na roda, ajudando até mesmo na interpretação de cada história.
OFICINA DE TERAPIA LITERÁRIA
INSTITUTO CONSULADO DA MULHER (RIO CLARO-SP)
http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=204
O projeto leva os participantes, através de “contação” de contos da literatura brasileira a se reconhecerem nas histórias, compreendendo assim o valor da literatura como fonte de reconhecimento e qualidade de vida. É preferencialmente destinado às mulheres.
Esse projeto, também pesquisado para essa atividade, casa perfeitamente com o projeto que está em elaboração, pois é uma das vertentes fazer com que se formem cidadãos mais ativos. Assim, nada melhor do que eles se reconhecerem nas histórias para gerar uma discussão que possa ainda fazer com que a sua vida melhore. O “Projeto Leia Mais” terá participação também de psicólogos para ajudar as crianças na sua vida pessoal, mas todas as propostas serão pensadas envolvendo a leitura, cultura e arte.
PROJETO RECRIANDO
PREFEITURA DE MARIPÁ DE MINAS (MINAS GERAIS)
http://www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=713
Projeto que visa com atividades lúdicas proporcionar à alunos carentes oportunidades de acesso a diversas manifestações culturais. É um projeto que tem semelhança com o “Projeto Leia Mais”, pois a intenção é trabalhar com as escolas em bairros mais carentes levando leitura de maneiras diferentes para que os participantes tenham acesso a maior forma de cultura e arte possível, como cinema, esculturas, pinturas, teatro e outras.
O mais completo no que diz respeito à similaridade com o “Projeto Leia Mais”.
PROJETO VIAJANDO NAS ASAS DA LEITURA COM ZIRALDO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MOACYR ANDRADE (BELO HORIZONTE – MG)
http://www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=739
Realizado dentro de uma escola municipal, é uma iniciativa que com intenção de despertar o gosto pela leitura, com gincanas realizadas pelas próprias crianças com os textos, histórias e contos de Ziraldo, promovida pelo acesso a diversas formas culturais. Os idealizadores pensam em fazer com outros autores ao longo de cada ano.
Não tem nem parceiros nem patrocinadores, deixando claro que para montar projetos como esses não é preciso tanto recurso.
Apesar de não ser uma forma que será trabalhada com as crianças pelo “Projeto Leia Mais”, a gincana é um excelente meio de interação, não sendo descartada definitivamente, podendo ser trabalhada no futuro, dependendo do interesse dos participantes.
Muitos outros projetos na área foram encontrados levando em consideração os eixos do PNLL, mas não foram citados, pois esses foram os que mais trouxeram contribuição positiva para o “Projeto Leia Mais”. E o PNLL e o IPL, são sem sombra de dúvidas as principais referencias para a construção do projeto em questão.
O “Projeto Leia Mais” tem a intenção de fazer com que os participantes sintam o gosto pela leitura, misturando diversas formas de cultura e arte para que isso aconteça, dentro das bibliotecas das escolas com rodas de leitura, cultura e arte. Assim buscou-se algumas referencias de projetos já em andamento para uma melhor elaboração das etapas. É importante ressaltar também, que foi pensando para que os participantes se sintam parte integrante da sociedade tornando-se ativos e melhorando o meio em que vivem.
As referências utilizadas foram estudadas a fim de conseguir uma base mais sólida na hora de montar o esqueleto do projeto, são elas:
PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA (PNLL)
MINISTÉRIO DA CULTURA (MINC) E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)
http://www.pnll.gov.br
O PNLL é uma política pública que tem como uma das vertentes principais “desenvolver o Brasil como sociedade leitora”.
O Plano Nacional de Livro e Leitura foi elaborado pensando que a leitura é um ótimo estimulo para o raciocínio e para a capacidade de discernimento, acreditando também que a leitura é a melhor forma para a compreensão e promoção da diversidade cultural. Para eles a leitura e a escrita constituem elementos fundamentais para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Já as bibliotecas não são um mero depósito de livros, mas assume a dimensão de um dinâmico pólo difusor de informação e cultura, centro de educação continuada, núcleo de lazer e entretenimento, estimulando a criação e a fruição dos mais diversificados bens artístico-culturais.
Por trabalhar com essas vertentes e com princípios como cidadania, diversidade cultural e biblioteca enquanto dínamo cultural é que o PNLL é uma das principais referências para a construção do “Projeto Leia Mais”. Abaixo os eixos de trabalho do programa.
· Democratização do acesso
o 1.1 Implantação de novas bibliotecas;
o 1.2 Fortalecimento da rede atual de bibliotecas;
o 1.3 Conquista de novos espaços de leitura;
o 1.4 Distribuição de livros gratuitos;
o 1.5 Melhoria de acesso ao livro e outras formas de expressão de leitura;
o 1.6 Incorporação e uso de tecnologia de informação e comunicação
· Fomento à leitura e à formação de mediadores
o 2.1 Formação de mediadores de leitura;
o 2.2 Projetos sociais de leitura;
o 2.3 Estudo e fomento à pesquisa na área do livro e da leitura;
o 2.4 Sistema de informação nas áreas de bibliotecas, da bibliografia e do mercado editorial;
o 2.5 Prêmios e reconhecimentos às ações de incentivo e fomento às prática sociais de leitura.
· Valorização do livro e comunicação
o 3.1 Ações para criar consciência sobre o valor social do livro e da leitura;
o 3.2 Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em política de Estado;
o 3.3 Publicações impressas e outras mídias dedicadas à valorização do livro e da leitura.
· Desenvolvimento da Economia do Livro
o 4.1 Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro;
o 4.2 Fomento a distribuição, fomento e consumo de bens de leitura;
o 4.3 Apoio à cadeia criativa do livro;
o 4.4 Maior presença no exterior da produção nacional literária cientifica e cultural editada.
“O objetivo central da Política de Estado aqui delineada é o de assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis na época contemporânea para que o ser humano possa desenvolver plenamente suas capacidades, seja no nível individual, seja no âmbito coletivo. Há a convicção de que somente assim é possível que, na sociedade da informação e do conhecimento, ele exerça de maneira integral seus direitos, participe efetivamente dessa sociedade, melhore seu nível educativo (em amplo sentido), fortaleça os valores democráticos, seja criativo, conheça os valores e modos de pensar de outras pessoas e culturas e tenha acesso às formas mais verticais do conhecimento e à herança cultural da humanidade.” (PNLL)
Os tudo o que foi citado acima é o que constitui os pontos fortes quanto referencia para o “Projeto Leia Mais”, assim sendo a base para a criação do mesmo. Levando em consideração que o “Projeto Leia Mais” deseja realizar mudanças na vida dos participantes.
INSTITUTO PRÓ LIVRO (IPL)
EMPRESAS DO RAMO DE LIVRO E LEITURA
http://www.prolivro.org.br
O IPL é um instituto que estimula a criação de projetos dentro da área de livro e leitura e prioriza os que têm como público crianças e jovens, para auxiliar na educação e hábitos de leitura. O instituto acredita que as conseqüências do Brasil não ser um país de leitores são muito maior do que apenas baixos índices nos indicadores da educação, mas também explica o grave quadro social e econômico do país, atrasando o seu desenvolvimento.
Eles estão totalmente engajados e apóiam que a sociedade se envolva para articular mobilizações e preparar escolas e bibliotecas na promoção, cultivo e interesse da leitura. Entendem também que necessário o resgate do valor do livro e da leitura no imaginário popular, estimulando à leitura, produção de texto e acesso aos livros.
“O domínio da leitura no mundo contemporâneo é essencial para o exercício da cidadania, para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação cultural, no acesso à informação e ao conhecimento, na expressão e no juízo crítico, entre outros domínios, é uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem realizar-se como pessoa, como cidadão e como profissional na sociedade contemporânea (...) O objetivo principal é, portanto, o de propiciar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base no consenso de que competência leitora é recurso indispensáveis na sociedade contemporânea para o desenvolvimento pessoal e a inclusão social. Somente dominando essa habilidade será possível exercer de forma integral sua cidadania, sua criatividade e conhecer os valores e modos de pensar de outras pessoas e culturas e ter acesso ao conhecimento, à herança cultural da humanidade, e conseguir uma posição digna no mercado de trabalho, na sociedade da informação e do conhecimento. É condição para melhorar os indicadores da educação e de desenvolvimento humano do país”. (IPL)
Sendo assim, o Instituto Pro Livro é outra importante referência para a criação do “Projeto Leia Mais”, seguindo objetivos e valores que são os que o projeto também acredita.
LEITURA DINÂMICA
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES SILQUEIRA (MATO GROSSO)
http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=1596
Projeto idealizado na E.M. José Rodrigues Silqueira, em Mato Grosso. Alguns professores e auxiliares se caracterizam de acordo com a história que será contada na semana e levam de sala em sala o carrinho de supermercado decorado e com materiais e diversos periódicos para apoio à encenação. Após a encenação os professores incentivam as crianças a criarem desenhos como quiserem relacionados com as histórias contadas, estimulando assim a criação de outras histórias.
É uma iniciativa que foi pesquisada para essa atividade, mas que trouxe outra visão para elaboração do “Projeto Leia Mais”, pois no projeto já era pensado a elaboração de conteúdo pelos participantes, mas não de acordo com a história ouvida na roda. Com essa iniciativa os participantes poderão se interessar mais pela história que está na roda, ajudando até mesmo na interpretação de cada história.
OFICINA DE TERAPIA LITERÁRIA
INSTITUTO CONSULADO DA MULHER (RIO CLARO-SP)
http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=204
O projeto leva os participantes, através de “contação” de contos da literatura brasileira a se reconhecerem nas histórias, compreendendo assim o valor da literatura como fonte de reconhecimento e qualidade de vida. É preferencialmente destinado às mulheres.
Esse projeto, também pesquisado para essa atividade, casa perfeitamente com o projeto que está em elaboração, pois é uma das vertentes fazer com que se formem cidadãos mais ativos. Assim, nada melhor do que eles se reconhecerem nas histórias para gerar uma discussão que possa ainda fazer com que a sua vida melhore. O “Projeto Leia Mais” terá participação também de psicólogos para ajudar as crianças na sua vida pessoal, mas todas as propostas serão pensadas envolvendo a leitura, cultura e arte.
PROJETO RECRIANDO
PREFEITURA DE MARIPÁ DE MINAS (MINAS GERAIS)
http://www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=713
Projeto que visa com atividades lúdicas proporcionar à alunos carentes oportunidades de acesso a diversas manifestações culturais. É um projeto que tem semelhança com o “Projeto Leia Mais”, pois a intenção é trabalhar com as escolas em bairros mais carentes levando leitura de maneiras diferentes para que os participantes tenham acesso a maior forma de cultura e arte possível, como cinema, esculturas, pinturas, teatro e outras.
O mais completo no que diz respeito à similaridade com o “Projeto Leia Mais”.
PROJETO VIAJANDO NAS ASAS DA LEITURA COM ZIRALDO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MOACYR ANDRADE (BELO HORIZONTE – MG)
http://www.vivaleitura.com.br/calendario_detalhe.asp?id_projeto=739
Realizado dentro de uma escola municipal, é uma iniciativa que com intenção de despertar o gosto pela leitura, com gincanas realizadas pelas próprias crianças com os textos, histórias e contos de Ziraldo, promovida pelo acesso a diversas formas culturais. Os idealizadores pensam em fazer com outros autores ao longo de cada ano.
Não tem nem parceiros nem patrocinadores, deixando claro que para montar projetos como esses não é preciso tanto recurso.
Apesar de não ser uma forma que será trabalhada com as crianças pelo “Projeto Leia Mais”, a gincana é um excelente meio de interação, não sendo descartada definitivamente, podendo ser trabalhada no futuro, dependendo do interesse dos participantes.
Muitos outros projetos na área foram encontrados levando em consideração os eixos do PNLL, mas não foram citados, pois esses foram os que mais trouxeram contribuição positiva para o “Projeto Leia Mais”. E o PNLL e o IPL, são sem sombra de dúvidas as principais referencias para a construção do projeto em questão.
Comentários
Postar um comentário