Pular para o conteúdo principal

Projeto Leia Mais - Algumas perguntas a serem respondidas

PessoAll,

essa foi uma das piores atividades que eu desenvolvi. Porque não estou conseguindo estruturar o meu projeto. Assim sendo está difícil de responder perguntas simples como essas abaixo.

Segue atividade 5 do segundo módulo.


O que queremos? Com quem vamos contar (equipe, fornecedores)?Quando (quais são nossos prazos para cada ação)? (Ainda não consegui definir o cronograma e não sei exatamente como irei fazer isso. A proposta do projeto está na minha cabeça, mas não sei quais são as atividades que serão necessárias para se chegar ao resultado final). Onde a ação acontecerá? (modifiquei esse item) Como? (tenho dificuldade nesse item também, porque quero que cada parceiro faça o que achar melhor, dentro do que o projeto propõe). Para quê?


Resposta:


O “Projeto Leia Mais” foi pensado com a intenção de gerar o gosto pela leitura, mesclando em seu conteúdo diversas formas de arte e cultura, sabendo que:


“O domínio da leitura no mundo contemporâneo é essencial para o exercício da cidadania, para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação cultural, no acesso à informação e ao conhecimento, na expressão e no juízo crítico, entre outros domínios, é uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem realizar-se como pessoa, como cidadão e como profissional na sociedade contemporânea” (IPL)


Com atividades que visam agregar valores culturais e de cidadania aos participantes, será necessário o envolvimento de diversos atores para que as ações sejam concretizadas e causem maior impacto no público. Dentre esses envolvidos (leia-se parceiros) podemos citar grupos de teatro da cidade; psicólogos (para viabilizar uma das vertentes do projeto que é fazer com que os participantes se sintam parte integrante da sociedade); pessoas engajadas com causas sociais e culturais; músicos; artistas de diversas categorias; pessoas envolvidas em audiovisual; professores da rede municipal de ensino (principalmente os de português e literatura); contadores de histórias, enfim pessoas envolvidas com arte, cultura, literatura e educação.


Ainda para concretização do projeto serão necessários como recursos materiais estantes para os livros e para os diversos materiais que serão utilizados; um tapete para os participantes se acomodarem (material de confecção ainda a ser pensado); 5 pufs (de acordo com o modelo abaixo); mesa para computador; computador; livros infanto-juvenis; revistas em quadrinhos e periódicos que tem o público infanto-juvenil como alvo. A intenção é que fique o mais parecido possível com o ponto de cultura.


O projeto será realizado na biblioteca pública de Sete Lagoas, visando assim à centralização das ações, facilitando a aquisição de recursos materiais e ainda por ser uma boa fonte de estímulo à leitura. É necessário que se faça a reserva de um local específico dentro da biblioteca que seja possível para atender todos os participantes confortavelmente.


Serão atendidos 15 participantes na parte da manhã e 15 participantes na parte da tarde, por um período de 1 ano, aos quais serão disponibilizadas vans para transporte até a biblioteca e após a realização do projeto o transporte para casa. E ainda poderão contar com lanche durante a permanência no local.


Cada dia da semana será para cada grupo de 15 participantes. Ou seja, quem for na segunda-feira, só irá retornar na próxima segunda. E para não sobrecarregar os parceiros, serão elaborados cronogramas para cada grupo de participantes, com ordens diferentes, por exemplo, quem for na segunda-feira de manhã e/ou à tarde não terá necessariamente a mesma atividade de quem for na terça-feira da mesma semana, mas todos os grupos participarão de todas as atividades.


Obras literárias e contos serão “contados” a partir do cinema, música, teatro, dança, artes visuais, artes plásticas. As ações vão depender de cada parceiro que irá trabalhar para viabilizar o projeto, mas tudo envolvendo o livro e a leitura para que os participantes tenham cada vez mais contato para se chegar ao objetivo maior que é gerar o prazer da leitura.


Abaixo um esboço das atividades, ainda em estudo:

  • Buscar parceiros (escolas e pessoas para comandar as rodas);
  • Viabilizar o local de trabalho com a Secretaria de Cultura e com os responsáveis da biblioteca pública;
  • Buscar fornecedores para montar o espaço;
  • Pedir autorização dos pais;
  • Inscrever os participantes;
  • Separar as obras literárias e os contos a serem utilizados nas rodas;
  • Elaborar o plano de trabalho dos parceiros;
  • Elaborar cronograma de cada grupo, 10 no total, a ser trabalhado.

Comentários